sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Entrada no Mundo PUCRS

Curso para novos docentes apresenta a filosofia da universidade

Os professores que ingressam na PUCRS têm a oportunidade de conhecer diversos aspectos da Instituição num curso preparado especialmente para eles. Docência na Educação Superior – Novos Docentes – faz parte do Programa da Aula Universitária na PUCRS e é realizado desde 2007. Os encontros apresentam desde o espaço físico da Universidade até a forma de avaliação proposta por ela.

O curso é dividido em dois módulos. O primeiro aborda princípios filosóficos e pedagógicos que orientam as aulas na Instituição, promove um encontro com a Administração Superior, uma atividade com o Centro de Atenção Psicossocial e cinco reuniões coordenadas pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais, da Pró-Reitoria de Graduação – Prograd. Essa etapa os capacita a utilizarem o Moodle e ferramentas virtuais de disciplinas semipresenciais.

Segundo a professora Valderez Lima, supervisora acadêmico-pedagógica da Prograd, “alguns professores não têm experiência docente ou vêm de outras instituições, cujos referenciais podem ser distintos dos nossos; então é importante que eles conheçam as concepções norteadoras do trabalho pedagógico na PUCRS.”

Luís Evandro Hinrichsen, da Faculdade de Filosofia, concluiu o módulo 1 no primeiro semestre de 2011. Para ele, o encontro com outros colegas foi importante. “Apesar de cada curso ter algumas características muito próprias, os professores têm questões em comum para discutir. Compartilhamos preocupações, ansiedades e expectativas e aprendemos juntos a trabalhar com elas”, relata. Vandoir Stormowski, professor da Faculdade de Matemática – Famat, também concluiu o primeiro módulo e afirma que a oportunidade de conhecer a Instituição e confraternizar com oscolegas foi interessante. “Eram pelo menos três docentes da Famat e foi bom trocar experiência com eles e com professores de outros cursos, pois isso sempre agrega  conhecimento”, completa. Stormowski trabalha com tecnologia  na educação e pode aprender como a PUCRS faz uso  de ferramentas virtuais. “Eu já conhecia o Moodle, por  exemplo, mas pude ver as melhores formas de utilizá-lo  aqui, pois os ministrantes do curso relataram as experiências que mais funcionam com os alunos”.

O segundo módulo do curso é desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Os recém- -chegados à PUCRS cursam a disciplina de Metodologia do ensino superior na Faculdade de Educação. Cinco vagas de cada turma são reservadas para os novos docentes, que são isentos do pagamento dos créditos. Valderez destaca que esse módulo “trabalha a concepção de aprendizagem, de ensino, procedimentos didáticos e avaliação”. Na disciplina, entre outros assuntos, estudam-se quais formas de discussão e ensino refletem maior aprendizado para cada tipo de conteúdo.

Fabiano Menke, professor da Faculdade de Direito desde 2010, afirma que os encontros do segundo módulo geraram muita reflexão a respeito das suas aulas. “Amadureci a questão das exposições dialogadas. Sempre acreditei que a metodologia de tornar o aluno mais participativo fosse boa, mas aprendi as melhores formas de fazer isso”, relata. Além disso, Menke também observa a importância da troca com outros alunos e novos docentes durante a disciplina. “Discutimos o perfil dos estudantes e nosso papel como educadores”.
Gisele de Carvalho está aplicando em suas aulas, na Faculdade de Enfermagem, o que aprendeu em Metodologia do ensino superior. “Estou utilizando uma técnica de elaboração de slides no PowerPoint que os deixam menos monótonos”, conta. Na opinião de Gisele, as duas etapas do curso são importantes para o professor que está chegando à Universidade. “Toda a acolhida e apresentação da Instituição foram importantes para adaptação e compreensão da filosofia da PUCRS”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário