sexta-feira, 8 de julho de 2011

O frio chegou! Veja dicas e cuidados de proteção

Após 10 anos longe de uma massa de ar tão intensa, o domingo, dia 3 de julho, anunciou a chegada do frio histórico no Rio Grande do Sul.  Temperaturas negativas foram registradas em todo o Estado, incluindo Porto Alegre. Segundo o meteorologista Cléo Kun, do grupo RBS, os próximos dias serão marcados pela chegada de mais uma massa de ar polar.
As baixas temperaturas castigam a saúde e a pele. Alguns cuidados são importantes para manter-se protegido dentro e fora de casa.


Confira algumas dicas!


- Coloque várias camadas de roupa evitando roupa grossa;

- Use roupa relativamente larga e não justa que possa fazer com que transpire – a transpiração arrefece o corpo;

 - Evite usar algodão, o algodão retém a água umedecendo a roupa e arrefecendo o corpo;

- Abuse de fibras sintéticas e lã;

- Quando chegar em casa, mude as meias sempre que possível. Elas ficam facilmente úmidas e a sudorese causa frio nos pés;

- Proteja a cabeça usando gorro, boina, chapéu ou touca. Perdemos cerca de 40% do calor corporal através da cabeça;

- Beba muitos líquidos quentes ao longo do dia;

- Ligue aquecedores e acenda lareiras;

- Tenha cuidado em não deixar lareiras acesas e aquecedores ligados durante a noite por causa do monóxido de carbono. Sempre ventile estes espaços nos horários de sol;

- Nunca sobrecarregue tomadas com diversas ligações e afaste os aquecedores, isolando-os de qualquer contacto com roupas ou materiais combustíveis;

- Isole janelas e portas;

- Tenha muito cuidado com a hipotermia, ou seja, com a baixa de temperatura do corpo. Se você sentia frio e de repente sentiu-se mais quente, sem que tenha feito nada, é o seu corpo respondendo ao frio. Cuidado, pois é um dos primeiros sintomas da hipotermia.

- Tenha um cuidado especial com as frieiras e com os lábios secos. Utilize creme hidratante nos pés, e em todo o corpo, não expondo a pele diretamente ao frio. Nos lábios use manteiga de cacau.





A saúde é outro ponto importante, que deve ser cuidado nos dias de temperaturas baixas. É nesta época do ano que as doenças respiratórias aparecem com mais frequência.
O frio somado à baixa umidade do ar e a uma maior concentração dos poluentes é um prato cheio para o aparecimento dos espirros, tosses e sintomas desagradáveis.
Alguns hábitos no inverno, como a convivência por mais tempo em ambientes fechados, o frio e as mudanças súbitas de temperatura, são alguns dos fatores responsáveis por algumas doenças como:
Gripe (Influenza), resfriado, sinusite, alergia, crises de rinite, bronquite e asma.

O aparecimento de tosse, coriza, obstrução nasal, expectoração, febre, mal-estar geral e falta de apetite são sintomas dessas doenças. Para preveni-las, medidas simples podem ser tomadas:

- Mantenha o ambiente limpo e arejado;

- Beba bastante líquido;

- Consuma alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, bergamota e acerola;

- Faça exercícios físicos regularmente para aumentar a capacidade respiratória;

- Mantenha as roupas de cama, especialmente cobertas e edredons limpos;

- Quando possível, coloque as roupas para secar ao sol;

- Evite lugares fechados, pouco arejados e com muitas pessoas;

- Lave as mãos com frequência;

- Evite fumar e conviver com fumantes;

- Evite banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele;

- Previna-se. A vacinação anual evita complicações mais sérias.


Para quem tem alergia: atenção com os cobertores que soltam pelos. Eles podem ser substituídos por mantas de tecido sintético ou algodão. Esses materiais auxiliam na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos.
As alergias também podem ser reduzidas lavando e secando ao sol, antes de usar, mantas, cobertores e blusas de lã, guardadas por muito tempo em armários. Pessoas com antecedentes de problemas respiratórios costumam ter crises nesta época. É importante procurar um médico e seguir suas recomendações.

Por fim, atenção ao sol no inverno. Mesmo com as baixas temperaturas é importante manter o cuidado utilizando protetores, especialmente quando o céu estiver limpo.

Como algumas doenças têm sintomas semelhantes é importante ressaltar que somente um médico poderá avaliar corretamente qual o tipo de tratamento adequado para cada uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário