sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Famecos recebe a visita de Edgar Morin



O pensador francês e criador do Paradigma da Complexidade, Edgar Morin esteve na PUCRS na tarde da segunda -feira, 8 de agosto. Ele foi recebido pelo professor e coordenador do Pós-Graduação da Famecos, Juremir Machado da Silva e conversou por meia hora com alunos do PPGCom e com professores da Faculdade. Falou sobre o papel da internet no mundo globalizado e as influências que ela exerce, citando como exemplo o WikiLeaks (site com informações sigilosas de governos e instituições privadas); o papel do intelectual na sociedade atual, a crise econômica enfrentada pelos Estados Unidos e o futuro da comunicação de massa.






Ainda na noite de segunda-feira, Morin palestrou no Ciclo Fronteiras do Pensamento. Autor de dezenas de obras, entre elas os quatro volumes de O Método, Terra-Pátria, Ciência com Consciência e Para Sair do século XXI e Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro, uma de suas obras de maios destaque, é também Doutor Honoris Causa pela PUCRS. O título foi concedido em setembro de 2000 e representa a maior honraria concedida por uma universidade.

Considerado um guru na educação, durante sua palestra no Fronteiras do Pensamento, Morin ressaltou que vivemos em um mundo complexo e que precisamos mais do que respostas complexas, indo de encontro a perguntas complexas. Sua conferência que começou em “portunhol” e seguiu em francês, discutiu a importância de criarmos ferramentas para entender o complexo mundo contemporâneo, questões abordadas também em sua obra Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro. Além disso, falou sobre a importância da retomada da ideia de comunidade, quando então criticou a sociedade globalizada em que vivemos, ressaltando a importância de uma prosa pragmática para sustentar a vida e da poesia para fazer o ser humano querer viver.




Ao longo de seus 90 anos, Morin apresentou uma energia invejável a muitos jovens. De sua segunda passagem pelo Fronteiras do Pensamento, ficou o registro de suas palavras no documentário do Ciclo, que já está em produção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário