sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Famecos reformula laboratórios de jornalismo

Novo endereço eletrônico traz o resultado da produção de mais de 100 alunos

Um endereço eletrônico que reúne a produção dos alunos que fazem estágio interno nos laboratórios de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e que, na prática, é mais do que um site: é uma espécie de híbrido de jornal, televisão, rádio e internet. Este é o Editorial J(http://www.pucrs.br/famecos/editorialj/), criado como resultado da experiência acumulada em quase seis décadas de funcionamento do curso de Jornalismo. O site envolve uma “redação” formada por mais de 100 alunos matriculados na disciplina de estágio, bolsistas de iniciação científica e voluntários, que colocam toda sua produção jornalística neste endereço.

O laboratório inova na produção de conteúdos multimídia ao organizar a redação sem a tradicional divisão do trabalho por plataforma ou editoria. “Os alunos formam grupos por pauta e extraem o máximo de cada narrativa, tendo todos os suportes e linguagens como possibilidade. A maioria dos alunos são repórteres sem lotação em nenhum veículo específico e podem mudar de função conforme a pauta”, explica o professor Fábio Canatta, editor do Editorial J. Como resultado deste processo, são publicadas narrativas em áudio, vídeo, texto e fotografia, explorando as possibilidades que as diferentes linguagens permitem.

A rotina de produção convergente e o projeto editorial focado na interpretação dos fatos se refletem também na capa do site. Em vez de editorias ou canais divididos por mídia, três colunas organizam o conteúdo a partir do critério tempo/profundidade. A coluna “Acontece” publica notícias do dia; em “Reflita”, encontram-se matérias que oferecem vários pontos de vista sobre o assunto em questão em um ciclo noticioso semanal; e “Explore” apresenta a consolidação de conteúdos já publicados, que voltam à capa a partir de um novo desdobramento ou repercussão em um ciclo mensal.

A arquitetura de informação do webjornal propõe novas formas de apresentar as notícias ao leitor, buscando alternativas às referências consolidadas pelos veículos impressos. "O Editorial J, além de laboratório de estágio curricular, é um projeto de pesquisa em rotinas produtivas e narrativas jornalísticas. Estamos correndo o risco de testar processos editoriais e formatos de apresentação da informação com os quais nem os alunos nem os leitores estão acostumados", explica o professor Marcelo Träsel. A coordenadora de produção, professora Ivone Cassol, prefere destacar o caráter inovador da iniciativa: "O estágio possibilita a integração de mídias diferentes, preparando os estudantes para o mundo multimídia".

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