sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Use o horário de verão para economizar na conta de luz

O horário de verão começou no domingo, dia 16 de outubro e, os relógios ficarão adiantados por 1h, até 26 de fevereiro. Com a energia solar presente por mais tempo, tornando os dias mais longos, é momento de aproveitar essa ajuda da natureza e economiza e, ainda amenizar o impacto da demanda por energia, que na estação mais quente do ano, aumenta, somado ao final de ano, quando há maior produção industrial para o Natal. Com a mudança na hora, a população aproveita melhor a luz natural.
No Rio Grande do Sul, a CEEE mantém a mesma previsão dos anos anteriores de um consumo total 0,5% menor. Nos horários de pico, entre 14h e 15h, a redução é de 4,6%. O Operador Nacional do Sistema estima para o Brasil uma diminuição entre 4% e 5%.

O horário de verão também beneficia alguns setores da economia, mas é muito bom para o bolso de todos, já que os consumidores começam a acender as lâmpadas em casa mais tarde. Reduz ainda a sobrecarga da rede elétrica, evitando panes e manutenções frequentes nos fios.

Indiretamente, isso acaba tendo um impacto, mesmo que pequeno, na revisão anual de tarifa da companhia elétrica, que gastou menos com seus equipamentos.

O professor de Engenharia da PUCRS, Odilon Duarte observa ainda que a iluminação pública é acesa mais tarde. Duarte ainda dá outras dicas para o consumidor economizar ainda mais durante esse período:

1 – Abra persianas e cortinas para aproveitar mais a iluminação natural.

2 – Refresque a casa à noite abrindo as janelas antes de usar o ar condicionado.

3 – O chuveiro elétrico é um vilão da conta de luz. Mude a posição para verão que reduz quase pela metade o consumo de energia.

4 – Saia para a rua, faça exercícios, fique menos em casa.




Computador

Sair de casa já reduz o gasto de luz com um dos eletrônicos que ganha cada vez mais importância nas residências: o computador. O engenheiro Odilon Duarte conta que só desligar o monitor pode reduzir em até 60% o gasto de luz do equipamento. O usuário também não deve esquecer-se de desligar o estabilizador. Duarte também sugere programar o computador para “hibernar” depois de algum tempo sem uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário