sexta-feira, 24 de junho de 2011

Corpus Christi

Na capital, a missa foi celebrada no Largo Zumbi dos Palmares.
Centenas de porto-alegrenses acompanharam a missa de Corpus Christi, presidida pelo arcebispo Dom Dadeus Grings, no Largo Zumbi dos Palmares, debaixo de chuva. O tempo desta quinta-feira (23) não ajudou no andamento da celebração, que começou às 14h30min na capital gaúcha.
A Festa de Corpus Christi deste ano, na cidade, integrou todas as paróquias e áreas pastorais do Vicariato. A atividade iniciou com a concentração no Largo Zumbi dos Palmares. Às 15h, o arcebispo Dom Dadeus Grings presidiu a Santa Missa. Na sequência, iniciaria a procissão com o Cristo Eucarístico pelas ruas. 
O trajeto da caminhada incluía a Avenida Perimetral, Rua Sarmento Leite, até a Igreja da Conceição, na Avenida Independência, 230. É neste ponto que Dom Dadeus concede a tradicional bênção do Santíssimo Sacramento aos fiéis.
A Festa iniciou no século XIII, na Bélgica, e se espalhou pelo mundo cristão. A manifestação pública da crença na presença de Cristo na Eucaristia ultrapassou séculos e chegou até nossos dias, como uma das mais expressivas celebrações do calendário cristão. Em 11 de agosto de 1264 o Papa emitiu a bula "Transiturus de mundo", onde prescreveu que na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor.
No Rio Grande do Sul, são muito conhecidos também os tapetes confeccionados com linhaça pelos fiéis em cidades como Caxias do Sul, Flores da Cunha, Santa Maria, Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul, entre outras.




Tapetes confeccionados para a comemoração de Corpus Christi


Nenhum comentário:

Postar um comentário