sexta-feira, 17 de junho de 2011

Santo Antônio

No dia 13 de junho, segunda-feira, foi comemorado o Dia de Santo Antônio. Abaixo, um resgate da história do Santo que levou fama de casamenteiro e as celebrações desta data no país.


Santo Antônio de Lisboa, internacionalmente conhecido como Santo António de Pádua, foi um Doutor da Igreja que viveu nos séculos XII e XIII. Primeiramente foi frade agostiniano, tendo ingressado como noviço, em 1210 no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa e, ido posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde fez seus estudos na área de Direito. Tornou-se franciscano em 1220. Isso o fez viajar muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 passou a fazer parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador. Foi professor de Teologia e grande pregador. Foi transferido depois para Bolonha e em seguida para Pádua, onde morreu após os 35 anos.


Santo Antônio também é considerado por muitos católicos um grande taumaturgo, sendo-lhe atribuído um notável número de milagres, desde os primeiros tempos após a sua morte até aos dias de hoje.

Protetor dos noivos, é tradição em Lisboa realizar-se um casamento coletivo, no dia 13 de junho, na sua igreja, junto à Sé de Lisboa.

No Brasil, onde o Santo conta com muitos devotos, é também frequentemente reverenciado como Santo Antônio, o Casamenteiro. O Estado de Minas Gerais, tem em sua igreja uma imagem de Santo Antônio, trazida de Portugal em finais do século XVII. Para as comemorar a data é realizado o arraiá de Santo Antônio.

Já em Barbalha, interior do Ceará, o mês de junho é dedicado ao Santo, que é padroeiro da cidade. Destaca-se o Pau da Bandeira, cerimônia onde os devotos cortam uma árvore de grande porte e a utilizam de mastro com uma bandeira de Santo Antônio. A festividade reúne milhares de pessoas.

Em Salvador, Bahia, o santo é reverenciado em quase todas as paróquias com a celebração da trezena, mas nas duas igrejas que levam o seu nome,  Santo Antonio Além do Carmo, no centro histórico de Salvador e em Santo Antônio da Barra, as festividades são mais intensas. No sincretismo religioso, Santo Antônio é conhecido no Candomblé da Bahia como Ogum, o orixá da guerra.

O Santo é também padroeiro da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Patos de Minas e Juiz de Fora. No Estado de Minas Gerais, a comemoração de seu dia garante feriado municipal.

Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a festa para o Santo padroeiro é celebrada com missa diária, pastelada, barracas com comidas típicas, quadrilha, noites temáticas, e shows. O tradicional evento tem como principal atrativo o bolo de metro com várias alianças, que é repartido e distribuído sempre no dia 13. O pedaço do bolo é bem requisitado pelas mulheres solteiras que sonham com um casamento próximo. Diz à tradição que aquela que achar uma aliança no pedaço de bolo é a grande sortuda a subir ao altar com um noivo.

Em Borba, no interior do Amazonas, a Festa de Santo Antônio é comemorada no período de 1 a 13 de junho. Romeiros de vários estados e até do exterior marcam presença nos festejos todos os anos para pedirem ou agradecerem pelas graças recebidas. O município possui a Basílica de Santo Antônio, primeira da América Latina e a quinta no mundo que possui relíquias de Santo.

Na Paraíba, no município de Fagundes, há mais de um século a conhecida Pedra de Santo Antônio é visitada por turistas e romeiros de todo o Brasil, no dia 13 de junho, que é feriado no município.

Em Sombrio, Santa Catarina, são celebradas as trezenas durante os dias que antecedem o sábado que antecede a festa, com benção dos pães de Santo Antônio. No dia do Santo, 13 de junho, é feriado.

Na capital dos gaúchos, duas paróquias realizaram missas em sua homenagem: a Santo Antônio, localizada no bairro Santo Antônio e na Santo Antônio do Pão dos Pobres, localizada no bairro Cidade Baixa.

Na primeira paroquia  a movimentação de fiéis foi intensa após às 11h e no local haviam tendas para venda de artigos religiosas e distribuição de pães. A festa durou até às 20h, com missas de hora em hora, encarrando as programações do dia com uma procissão luminosa, seguida de missa campal.

Na paróquia da Cidade Baixa também foi realizada a distribuição de pães. As missas começaram pela manhã e tiveram fim às 19h.

Como o bolo de Santo Antônio é reverenciado em todo o país, segue a receita para que possa ser confeccionado em casa. Bom apetite!



Bolo de Santo Antônio

Ingredientes

- 3 gemas
- 150 g de manteiga (ou 1/2 xícara chá)
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 100 g de farinha de rosca (ou 6 colheres de sopa)
- 1 colher (sopa) de baunilha
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 300 g de amendoim torrado e moído sem pele e sem sal
- 3 claras batidas em neve firme
- 1 colher (sopa rasa) de fermento em pó


Modo de preparo

Em uma batedeira, bata 3 gemas, 150 g de manteiga (ou 1/2 xícara chá) e 1 1/2 xícara (chá) de açúcar até esbranquiçar (cerca de 10 min).

Junte 100 g de farinha de rosca (ou 6 colheres de sopa), 1 colher (sopa) de baunilha e 1/2 xícara (chá) de leite.

Acrescente, aos poucos, 300 g de amendoim torrado e moído sem pele e sem sal.

Desligue a batedeira, junte 3 claras batidas em neve firme e 1 colher (sopa rasa) de fermento em pó.

Coloque as forminhas de alumínio deixando cerca de 1 cm de borda sem preencher, ou utilize a assadeira convencional.

Polvilhe amendoim picado.

Leve ao forno baixo (160ºC) por 35 min.





Para acompanhar o bolo, segue também a receita do café que, pelo nome, será de boa combinação. Confira!


Café Três Santos

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado
- 1/2 xícara (chá) de café forte
- 2 vezes a mesma medida de leite
- 2 colh. (sopa) de chocolate em pó
- 3 cravos da índia
- 2 pedaços de canela em pau
- 1/2 xícara (chá) de licor de cacau


Modo de Preparo:

Misture bem o leite condensado, o café, o leite, o chocolate em pó e as especiarias.
Leve ao fogo e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Retire do fogo, junte o licor de cacau e sirva bem quente.

Dica: quem desejar uma bebida mais cremosa, bata a mistura, depois de pronta, no liquidificador junto com uma lata de creme de leite. Adicione as especiarias e sirva em seguida.

(rende aproximadamente 10 xícaras de café)


Nenhum comentário:

Postar um comentário