sexta-feira, 10 de junho de 2011

Resiliência como tema



Crença, dedicação e muito trabalho. Isso resume o Pós-doutorado da professora Themis Lara, iniciado em julho de 2009 e concluído em maio de 2011.

Foi em Portugal e na Espanha que a professora desenvolveu seu trabalho com foco na educação e que tem como título: O Educador, a Resiliência e a Inclusão Educacional: Componentes Estratégicos na Superação das Adversidades.

A opção pela Universidade de Algarve, em Portugal deu-se pelas referências que ex-colegas passaram, quando então pontuavam como uma das melhores universidades e, ainda, por contar com um quadro docente que tinha foco nos estudos da Resiliência e inclusão na Educação. A orientação foi feita pela professora Drª. Carolina Sousa, atual diretora da Escola Superior de Educação e Comunicação da universidade.

Já a opção pela Universidade de Huelva, na Espanha, deu-se pela tradição dessa universidade, seu nível de excelência e o reconhecimento de universidades de outros países.  Em Huelva a orientação de Themis foi realizada pelo professor Doutor Angel Boza.



A escolha pelo tema deu-se por ela compreender a Resiliência como processo de entender as mais variadas e adversas situações e, reagir sobre elas superando – as com maior sucesso possível, fator essencial para uma competente ação docente.

Para desenvolver este trabalho, foram realizadas pesquisas com professores de diversas universidades, para avaliar de que forma eles trabalhavam a questão da Resiliência em sala de aula, bem como analisar o grau de Resiliência em sua formação. Por ser a favor da inclusão educacional, a professora Themis acredita que este estudo contribui para preencher uma lacuna dentro de sua atuação docente, já que há mais de 30 anos sua carreira docente sempre teve como foco a educação especial e a inclusão educacional.

Com o resultado desse estudo, a professora Themis pretende contribuir para que professores de todas as universidades possam ter um melhor entendimento do que seja a Resiliência, exercitando a superação de adversidades e promovendo a inclusão educacional. Assim, o material será publicado, primeiramente, pela universidade de Algarve e  Huelva.

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